sexta-feira, 6 de junho de 2014

Terapia holística

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) saúde tem a seguinte definição: "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades".
A terapia holística utiliza-se de várias técnicas como, por exemplo, a auriculoterapia, reflexologia, cromoterapia, cristaloterapia, aromaterapia, entre outras e tem como principal objetivo tratar o indivíduo como um todo promovendo equilíbrio nos seus campos físico, mental, energético e emocional. Ela trabalha o ser humano de forma integral, sendo que a maioria das técnicas trabalha no campo mental e emocional refletindo-se os benefícios no campo físico.
A Energia sutil nutre e permeia o corpo físico e o corpo emocional. Estes dois, por sua vez, estão profundamente interligados, já que o foco  mental gera uma vontade emocional. Este está ligado ao corpo físico, onde  observamos as suas manifestações. Portanto, a maioria dos desequilíbrios  energéticos do corpo físico tem sua origem no corpo emocional ou mental. Que assim podem ser tratados através das várias técnicas de Terapia Holísticas.
As terapias são aplicadas para atingir a integralidade do indivíduo na tentativa de auxiliar a pessoa à recuperar-se de uma enfermidade ou lesão de modo à restabelecer o fluxo de energia, chamado no mundo oriental de Ki e que é responsável pela saúde e homeostase quando está fluindo livremente em equilíbrio.
Um dos objetivos principais da Terapia holística é a conexão do indivíduo com sua própria essência, com seu Eu verdadeiro, de modo a fazer com que este indivíduo atinja seu próprio equilíbrio refletindo então em sua qualidade de vida.
Estas técnicas podem auxiliar as pessoas no combate ao stress, dores musculares, ansiedade, insônia, depressão, TPM, entre outros distúrbios.

Um indivíduo em equilíbrio reflete seu bem-estar e suas qualidades em todos os aspectos de sua vida, principalmente em seu ambiente familiar e profissional!




Nenhum comentário:

Postar um comentário